País

Quatro fogos ativos, três em parques naturais

Em Portugal continental estão ativos quatro incêndios, três em zonas de Parque natural, nos distritos de Vila Real, Guarda e Santarém, enquanto o incêndio em Picão, no distrito de Viseu está "dominado", informou a Proteção Civil às 17:35.

Câmara do Funchal apela à contenção no consumo de água por causa do incêndio (Lusa)
HOMEM DE GOUVEIA

No Parque Natural da Serra das Estrela, as chamas que lavram em zona  de mato desde as 00:39 em Loriga, no concelho de Seia, estão a ser combatidas  por 39 operacionais com o apoio de 11 viaturas e um helicóptero bombardeiro.

Segundo a página da Proteção Civil na Internet, este incêndio está "a  progredir lentamente em escarpa", lavrando numa zona inacessível a meios  aéreos e terrestres". 

Em Mondim de Basto, no Parque Natural do Alvão, 66 operacionais apoiados  por 17 veículos combatem as chamas que tiveram início às 00:05 de hoje e  segundo a mesma fonte, às 17:35, o incêndio estava ativo com três frentes.

Em Vale da Serra, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, no  distrito de Santarém, as chamas ardem desde 15:30 numa frente, estando a  ser combatidas por 80 operacionais apoiados por 20 veículos e dois helicóptero,  um de ataque inicial e outro bombardeiro. 

O incêndio que se desenvolve numa frente em Vilas de Pedro, no concelho  de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria está a ser combatido por 119  operacionais, apoiados por 31 veículos e dois helicópteros de ataque inicial,  segundo a mesma fonte. 

O incêndio que lavara desde as 13:51 em Picão, no concelho de Castro  Daire, é dado como "dominado". O combate às chamas envolve 73 operacionais  com o apoio de 16 veículos e e dois helicóptero, um de ataque inicial e  outro bombardeiro.