Desde 2010 que o número de novos estudantes no Ensino Superior tem vindo a diminuir. A tendência acentua-se neste ano letivo, agora que são conhecidos os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso - 37 415 alunos foram colocados nas universidades e institutos politécnicos do Ensino Superior Público - menos 3 mil que em 2012.
No total, concorreram 40 419 estudantes, mais de 3 mil ficam para já de fora, por não terem notas suficientes.
Contas feitas, 93% dos candidatos foram colocados na primeira fase, mais 3% que em 2012.
Uma larga percentagem, 91%, conseguiu colocação, numa das três primeiras opções. Os números do Ministério da Educação e Ciência mostram que ficaram por preencher mais de 14 mil vagas.
O Instituto Politécnico de Bragança destaca-se pela negativa - dos 38 cursos disponíveis em 13, nenhum aluno ficou colocado.
O curso de Medicina da Universidade do Porto registou a nota de entrada mais alta - média de 18,1 valores.
Entre os cursos com mais estudantes colocados, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa surge à cabeça - 480 caloiros entraram no curso, mais 28 que no ano passado.
Em sentido inverso, o curso menos procurado foi o pós Laboral de Direito da Universidade de Lisboa - 119 vagas ficaram por preencher.
Os mais de 3 mil candidatos que não conseguiram colocação na 1ª fase têm nova oportunidade a partir desta segunda-feira e até 20 de Setembro, prazo para a apresentação das candidaturas à 2ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior.