País

Polícia britânica quer ouvir habitantes da Praia da Luz sobre Maddie McCann

A polícia britânica disse hoje que está interessada  em receber depoimentos de habitantes da Praia da Luz, no Algarve, sobre  o desaparecimento de Madeleine McCann em 2007 e pretende localizá-las. 

© Hugo Correia / Reuters

"Nós gostaríamos muito de contar com a ajuda e assistência contínua  da comunidade portuguesa em particular", disse à agência Lusa o inspetor  responsável pela investigação, Andy Redwood. 

Em menos de 24 horas, a Scotland Yard divulgou seis retratos- robô de  cinco pessoas que quer identificar, porque foram vistas na noite e nas imediações  do apartamento de onde desapareceu a criança inglesa a 03 de maio de 2007,  na Praia da Luz, concelho de Lagos.  

A polícia fez hoje um apelo público no programa Crimewatch, da BBC,  em que refere o interesse em localizar um homem branco, cabelo curto castanho  e estatura média entre os 20 e os 40 anos e cara sem barba, que transportava  uma criança pelas 22:00 horas.  

Referiu também que quer identificar uma série de homens de cabelo claro  que terão sido vistos a rondar o apartamento da família McCann e um grupo  de homens de cabelo escuro que andou a fazer recolha de donativos para solidariedade  junto ou dentro do complexo, e que os detetives acreditam serem fraudulentos. "Estou convencido de que há mais informação que podemos obter e é por  isso que juntámos estes elementos chave. Se a comunidade portuguesa nos  puder ajudar com isso, a saber quem eram estes indivíduos, por favor faça-o",  afirmou o inspetor responsável pela investigação à Lusa.  

Redwood acrescentou que a informação pode ser transmitida diretamente  à polícia britânica ou à Polícia Judiciária, que destacou seis elementos  da diretoria de Faro para assistir os britânicos nas diligências necessárias. "Podem telefonar a uma polícia qualquer. É provavelmente melhor que  falem com a polícia portuguesa primeiro. Mas se quiserem falar connosco  na mesma, os nossos contactos são públicos e podem entrar em contacto. Claro  que qualquer informação recebida será partilhada com os nossos colegas da  polícia portuguesa", garantiu.  

O apelo transmitido hoje na estação pública britânica foi feito num  programa dedicado à emissão de apelos públicos para obter informação relativa  a crimes em investigação pela polícia.  

Será repetido na Alemanha, Holanda e Irlanda, tendo sido oferecida uma  recompensa de 20 mil libras (24 mil euros) a quem dê informação que leve  à detenção e acusação da pessoa responsável pelo desaparecimento de Madeleine  McCann.  

Em Portugal, referiu Redwood, não está previsto realizar um apelo no  mesmo modelo, porque no país "não há programas semelhantes e as rotinas  são diferentes.  

     

Lusa