País

Bloco de Esquerda diz que os agentes das forças de segurança são vítimas da brutal austeridade

O coordenador do Bloco de Esquerda (BE), João  Semedo, defendeu hoje os protestos dos agentes das forças de segurança,  alegando que estão a ser vítimas da brutal austeridade e de uma degradação  das suas condições de vida. 

MANUEL DE ALMEIDA

João Semedo falava à entrada para a conferência "Em defesa da Constituição,  da Democracia e do Estado Social", na Aula Magna da Reitoria da Universidade  de Lisboa, promovida pelo ex-Presidente da República Mário Soares. 

Interrogado sobre o ambiente de tensão na manifestação dos agentes  das forças de segurança na escadaria principal da Assembleia da República,  João Semedo criticou o Governo. "Os agentes das forças de segurança têm o direito de protestar, porque,  tal como muitos outros setores sociais, também estão a ser vítimas de uma  brutal austeridade e de uma degradação das suas condições de vida. Precisamos  de forças de segurança democráticas, que se sintam bem com a sua profissão,  com as condições que o Governo lhes deveria dar e que lhes está a retirar",  declarou. 

Questionado sobre a posição de Mário Soares em defesa da demissão de  Cavaco Silva, o coordenador do Bloco de Esquerda respondeu: "Este Governo  está preso por um fio e quem segura esse fio é o Presidente da República".

"O Presidente da República é muito responsável pela degradação da situação  do país e deveria ser o primeiro a demitir o Governo", sustentou. 

 

     

 

Lusa