País

Professores e investigadores manifestam-se contra cortes no ensino superior

Os docentes do ensino superior e os investigadores  concentram-se hoje, em Lisboa, para uma manifestação em frente ao Ministério  da Educação, para contestar as políticas dos últimos anos e as medidas previstas  no Orçamento do Estado para 2014. 

(Lusa/Arquivo)
PAULO CORDEIRO

Do ponto de vista do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup),  que organiza o protesto, as medidas previstas "colocam em causa a qualidade  e prestígio do Ensino Superior e Ciência". 

A manifestação, marcada para as 15:00 em frente às instalações do Ministério  da Educação na avenida 05 de Outubro, em Lisboa, segue-se ao Conselho Nacional  do SNESup, que vai contar com a presença de representantes de universidades  e politécnicos, e que tem por objetivo definir as "próximas ações de luta  contra os cortes no financiamento do Ensino Superior e Ciência e das reduções  salariais anunciadas".  

"Em cima da mesa estará a paralisação de todas as instituições do Ensino  Superior", alertou o sindicato, em comunicado. 

De acordo com as contas do SNESup, o Orçamento do Estado para 2014 vai  trazer reduções salariais médias de 12% para docentes e investigadores,  e uma redução de verbas a transferir para as instituições de ensino superior,  que se vão somar a cortes na ordem dos 27%, efetuados nos últimos cinco  anos. 

O protesto surge numa altura em que o Conselho de Reitores das Universidades  Portuguesas (CRUP) anunciou um corte de relações com o Governo, na sequência  das negociações sobre as dotações do Orçamento do Estado do próximo ano  e a restruturação da rede de Ensino Superior. 

Além de anunciar o corte de relações com o Governo, o presidente do  CRUP, António Rendas, pediu a demissão do cargo face à "generalizada falta  de diálogo" e "quebra de compromissos assumidos" por parte do Governo. 

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP)  solidarizou-se com o CRUP por sentir "as mesmas dificuldades" na relação  com o executivo. 

Lusa