País

Professores protestam hoje em Coimbra contra o Orçamento do Estado

Os professores protestam hoje, em Coimbra, contra o Orçamento do Estado para 2014, prometendo queimar o documento à porta de um escola depois de uma ação de esclarecimento junto dos pais.

MARIO CRUZ

A iniciativa, da Federação Nacional de Professores (Fenprof), decorre  durante a manhã, em frente à Escola Básica 2.3 da Pedrulha. 

"Simbolicamente, o OE será destruído pelo fogo", depois de rasgado pelos  professores, disse à agência Lusa o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.  Sob o lema "Destruir o Orçamento do Estado para 2014 Antes que Este Destrua  Portugal", a federação associa-se desta forma aos protestos que vão decorrer  no dia em que o documento será aprovado em votação final global, na Assembleia  da República, pela maioria PSD/CDS-PP. 

Para a Fenprof, está em causa o orçamento "mais restritivo e violento  de sempre, do período democrático", para os trabalhadores e para os serviços  públicos. 

"A educação é um dos alvos principais de um governo que tem por objetivo  desmantelar a escola pública para entregar a empresários privados o que  a Constituição da República impõe ao Estado", defende a Fenprof.