País

Sete ilhas dos Açores sob aviso vermelho devido à agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima com ondas de 10 metros.

Foto de Arquivo
© Luke MacGregor / Reuters

De acordo com o IPMA, os grupos Central (ilhas Terceira, Graciosa, São  Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso vermelho  até às 12:59 de hoje devido à previsão de ondas de noroeste de 10 metros,  gradualmente diminuindo para seis metros. 

O IPMA colocou também o grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria) sob  aviso amarelo, o segundo menos grave, por causa da agitação marítima, prevendo-se  ondas de oeste de sete metros, diminuindo para seis metros até às 17:59  de hoje. 

Dez distritos do continente estão também hoje sob aviso vermelho devido  à agitação marítima, com ondas até nove metros. 

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto,  Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso  vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete  a nove metros. 

O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de  risco extremo, vai vigorar entre as 09:00 e as 23:59 de hoje. 

Também a agitação marítima levou o IPMA a colocar a Madeira sob aviso  laranja entre as 06:00 de hoje e as 11:59 de terça-feira. 

Por causa da agitação marítima, oito barras marítimas estão hoje fechadas  à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima,  de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de  hncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, S. Martinho do  Porto e Figueira da Foz estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Também devido à agitação marítima, a barra de Viana do Castelo está  fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e a de Aveiro  a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 35 metros. 

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos  da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

O IPMA colocou os distritos Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, o segundo  menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode  ser por vezes forte e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90  a 100 quilómetros/hora nas terras altas até às 11:59 de hoje. 

Sob aviso amarelo está ainda o distrito de Santarém devido à previsão  de chuva entre as 00:00 e as 16:59 de terça-feira.