País

Portugal continental sob aviso laranja a partir da meia-noite devido a agitação marítima 

Toda a costa de Portugal continental vai estar  na sexta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro,  devido à previsão de forte agitação marítima, anunciou o Instituto Português  do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

(Lusa/ Arquivo)
(Lusa/ Arquivo)

De acordo com a página do IPMA na Internet, a costa dos distritos de  Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal,  Beja e Faro estará sob aviso amarelo a partir das 00:00 de sexta-feira e  irá manter-se até às 08:59 de sábado, à exceção de Faro, onde o aviso se  mantém até às 12:59, devido à previsão de agitação marítima, com ondas de  noroeste, com cinco a seis metros de altura, podendo chegar a sete a oito.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo,  Braga, Porto e Coimbra, devido à previsão da queda de aguaceiros, por vezes  fortes, e de neve; Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido  à previsão da queda de neve; e Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal,  Évora, Beja e Faro devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, que  podem ser acompanhados de trovoada. 

O aviso laranja significa que existe "uma situação meteorológica de  risco moderado a elevado", enquanto o amarelo diz respeito a "risco para  determinadas atividades dependentes da situação meteorológica". 

O IPMA elevou hoje de laranja para vermelho (o nível mais grave de uma  escala de quatro) o aviso para a costa norte da Madeira e do Porto Santo,  por causa da agitação marítima, estando previstas ondas de sete a oito metros.

De acordo com o IPMA, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo  vão estar sob aviso vermelho entre as 18:00 de sexta-feira e as 06:00 de  sábado. A costa norte da ilha e o Porto Santo vão estar sob aviso laranja entre  as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira. 

O comandante da Zona Marítima da Madeira, Félix Marques, admitiu hoje  vedar alguns acessos mais visitados por turistas na costa norte da região,  caso a agitação marítima assim o justifique.  Félix Marques disse que a atenção será redobrada "na zona das piscinas  naturais do Porto Moniz e em São Vicente", ambos concelhos da costa norte  da Madeira, pontos turísticos com alguma relevância. 

O IPMA colocou ainda a Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de  vento de noroeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, sendo de  100 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 06:00 de sexta-feira e as  08:00 de sábado. 

     

Lusa