País

Proteção Civil emite alerta amarelo para dez distritos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para dez distritos do continente entre as 13:00 de hoje e as 20:00 de quarta-feira, devido à precipitação, vento forte, neve e agitação marítima. 

(Lusa/ Arquivo)
LUSA

Em comunicado, a ANPC informa que os distritos de Aveiro, Braga, Bragança,  Castelo Branco, Coimbra, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu  se encontram no nível amarelo do Estado de Alerta Especial, do Sistema Integrado  de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Integrado de Operações  de Protecção e Socorro (DIOPS). 

Após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e devido à previsão de mau tempo, a entidade decidiu emitir o alerta amarelo,  que pressupõe "um aumento da monitorização e a intensificação, por parte  do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções  no domínio da proteção e socorro". 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou hoje, e  até sexta-feira, quinze distritos do continente sob aviso laranja devido  à previsão de forte agitação marítima e queda de neve. 

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro,  Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso  laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação  marítima prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo,  durante a manhã e tarde de quarta-feira, ser de seis a sete metros. 

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 01:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira. 

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga,  Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos  600 a 800 metros entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira. 

A Proteção Civil aconselha, entre outras medidas, a que a população  adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo em especial  cuidado a possível formação de lençóis de água e a acumulação de neve, à  colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve. 

Com Lusa