País

Autoridades preocupadas com possível rutura do cordão dunar na Costa da Caparica 

A eventual rutura do cordão dunar e o risco de inundações nos parques de campismo da Costa da Caparica constituem, esta tarde, "a maior preocupação da autoridade marítima", disse o comandante  adjunto do porto de Lisboa, Cruz Gomes. 

Parte do paredão que o mar galgou nas primeiras horas da madrugada, provocou estragos no piso e em restaurantes e bares na Costa da Caparica (Lusa)
Inácio Rosa

"Esta próxima meia hora, até às 17:30, em que ocorre a preia-mar, é  a nossa maior preocupação. O cordão dunar está praticamente a quebrar junto  ao restaurante o Búzio, mas a zona está interditada e as pessoas estão a  respeitar essa interdição", disse Cruz Gomes à agência Lusa. 

O cordão dunar "aguentou o estado do mar esta noite. Se aguentar também  esta tarde não vai haver problema e, provavelmente, depois consegue-se recuperar",  acrescentou. 

De acordo com este responsável da autoridade marítima de Lisboa, a eventual  quebra do cordão dunar poderá dar origem a inundações nos parques de campismo  do Inatel, da GNR e Clube de Campismo de Lisboa. 

Cruz Gomes salientou, no entanto, que a Proteção Civil tem meios no  local para tentar minimizar as consequências provocadas pelo estado do mar,  que, durante a última madrugada, galgou o paredão junto à zona urbana da  Costa da Caparica. 

A Capitania do porto de Lisboa interditou o acesso do público à zona  compreendida entre a praia do Tarquino e a muralha a norte, junto ao parque  de campismo da INATEL, situação que se deverá manter pelo menos até segunda-feira.

 

Lusa