Durante a madrugada e a manhã desta segunda-feira, as condições climatéricas deverão piorar significativamente, mas na tarde e noite seguintes já se registarão melhorias, segundo Cristina Simões, do IPMA (antigo instituto de meteorologia).
"Serão períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da manhã de segunda-feira. Tanto a chuva como os aguaceiros poderão ser nas regiões norte e centro, por vezes fortes e com granizo, acompanhadas de trovoada, e também deve haver queda de neve acima dos 800/mil metros durante a madrugada, baixando a quota a partir da manhã para os 600/800 metros", disse à Lusa.
Cristina Simões disse, ainda, que o vento se irá intensificar e deve chegar a ter rajadas com 80 quilómetros por hora no litoral e de 90 quilómetros/hora nas terras altas, estando previsto um aviso amarelo.
Já as regiões altas, todas aquelas acima de 600 a 800 metros, devem sofrer quedas de neve, o que no fundo se resume a "todas as montanhas de norte e centro e, possivelmente, a Serra de São Mamede".
As previsões para o resto da semana são muito irregulares, com o tempo a agravar num dia e a melhorar no seguinte.
"Vai ser uma semana em que alternadamente vão passando frentes e vamos ter um desagravamento temporário, seguido de novo agravamento com aguaceiros e abertas. Segunda-feira será um dia em que à tarde desagrava, à noite para dia 4 já volta a agravar, para 5 desagrava novamente. f medida que as frentes vão passando, vamos ter melhorias e um tempo um pouco melhor alternadamente. Talvez o dia 4 seja uma situação semelhante (à da madrugada de segunda-feira) e depois o dia 6. Quase dia sim, dia não, vamos ter a passagem de uma frente", acrescentou.
Lusa