País

Oito novos casos de gripe em unidades de cuidados intensivos

Oito novos casos de gripe foram admitidos em  unidades de cuidados intensivos, entre 03 e 09 de fevereiro, menos oito  do que na semana anterior, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica  da Gripe. 

Na origem desta deliberação esteve uma notícia sobre uma septuagenária vítima de assalto que teve de esconder que este foi o motivo da agressão que a levou ao Hospital de Vila Franca de Xira para não pagar 108 euros, além da taxa moderadora.

De acordo com o boletim, divulgado na quinta-feira à noite pelo Instituto  Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, "a taxa de incidência do síndroma gripal  foi de 64,2 casos por cada 100 000 habitantes, encontrando-se acima da zona  de atividade basal pela sexta semana consecutiva, com tendência decrescente".

O documento diz que os vírus detetados são semelhantes às estirpes que  integram a vacina antigripal deste inverno e diz também que não foram detetados  vírus influenza resistentes aos antivirais. 

"Os 15 laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico  da Gripe notificaram até à data 620 casos positivos para o vírus influenza",  adianta o boletim, sublinhado que, entre 03 e 09 de fevereiro, foram reportados  oito novos casos de admissão, por gripe, nas unidades de cuidados intensivos  de 18 hospitais portugueses.  

Segundo o mesmo documento, nenhum dos doentes tinha sido vacinado contra  a gripe. 

"Desde o início da época (outubro de 2013), foram reportados 87 casos  de gripe nos doentes admitidos nas unidades de cuidados intensivos de vários  hospitais. Verificou-se que apenas 1,7% desses doentes tinham sido vacinados  contra a gripe e 75% apresentavam doença crónica subjacente", acrescenta  ainda o relatório. 

Lusa