País

Pais avisados que mochilas não podem conter mais de 10% do peso dos alunos

A mochila deve ser adequada à estatura das crianças e quando está vazia pesar menos de meio quilo, segundo a Direção-Geral do Consumidor, que explica que as crianças só devem carregar 10% do seu peso.

© Rick Wilking / Reuters

A poucas semanas do início das aulas e com as principais papelarias  e hipermercados a lançarem as campanhas de venda de material escolar, a  Direção-Geral do Consumidor (DGC) divulgou hoje uma brochura com conselhos  práticos que os pais devem ter em conta na hora de ir às compras. 

A mochila dos alunos é um dos temas que mais polémica tem causado, devido  ao peso que os alunos continuam a carregar diariamente para a escola.  

Segundo a DGC, o peso da mochila cheia não deve ultrapassar 10% do peso  do aluno, ou seja, uma criança de 25 quilos não deveria carregar mais de  2,5 quilos em livros e material. 

Uma das formas de conseguir reduzir o peso da mochila é verificando  regularmente o seu conteúdo de forma a garantir que o estudante transporta  apenas o material de que necessita.  

Outra das sugestões para quem vai agora comprar material novo é optar  por uma mochila que, vazia, pese menos de meio quilo e que seja adequada  à estatura da criança. 

"Prefira os modelos anatómicos, com alças largas e acolchoadas. Para  se certificar de que está a comprar o modelo adequado, a criança deve experimentar  a mochila", sugere a DGC, explicando que as alças da mochila devem ser reguladas  de forma a que fique colocada acima das ancas da criança.  

A DGC aconselha ainda os encarregados de educação a comprar materiais  de qualidade e que apresentem alguma durabilidade e alerta para o facto  de as compras na internet poderem ser trocadas no prazo de 14 dias "sem  qualquer encargo ou apresentação de justificação". 

A alimentação saudável e o vestuário são outros dos item abordados na  brochura que também aponta os cuidados a ter com o uso da internet, tal  com ter o computador numa divisão da casa onde a família passa a maior parte  do tempo. 

Instalar uma ferramenta que filtre e bloqueie o acesso a determinados  conteúdos e usar o computador em conjunto com as crianças são outras das  sugestões presentes na brochura informativa "Regresso às aulas em segurança".

No final, a DGC oferece um horário escolar e ainda dá dicas para estudar.

A informação hoje divulgada está acessível no Portal do Consumidor -  em www.consumidor.pt - e da sua página do facebook onde a Direção-Geral  do Consumidor disponibiliza informação sobre os direitos dos consumidores,  os consumos juvenis e outras matérias relacionadas com o tema. 

Lusa