País

Milhares de docentes colocados em escolas longe de casa

Milhares de docentes colocados em escolas longe de casa

O primeiro dia de aulas significa um mudança radical na vida de milhares de professores. São casos como o do professor Nuno Borges, deslocado de Vila Real para o Cartaxo, a 350 quilómetros. Confessa que o salário quase não vai chegar paras as despesas, mas o mais grave é afastar-se da família.

  • Escolas em Casal de Cambra sem 41 docentes contratados
    2:08

    País

    O agrupamento de escolas Professor Agostinho da Silva em Casal de Cambra começou hoje o ano letivo sem 41 professores contratados. Pais e professores juntaram-se esta manhã em frente ao estabelecimento para protestar contra a falta de condições neste início de ano.

  • Protesto fecha Secundária do Marco de Canaveses
    2:11

    País

    Centenas de pais e alunos da Escola Secundária do Marco de Canaveses impediram esta manhã o arranque das aulas, fechando os portões com um laço verde. Em causa estão as obras de remodelação da escola que pararam há dois anos. Entretanto a escola já reabriu, porque a empresa estatal Parque Escolar agendou para amanhã uma reunião com o empreiteiro responsável pela obra.

  • "Os erros que existirem, se existirem, serão corrigidos"
    0:39

    País

    O ministro da Educação não quer comentar casos particulares de escolas com problemas nesta arranque de ano lectivo ou das providências cautelares entretanto interpostas. Nuno Crato falou também dos possíveis erros na colocação de professores e garantiu que "os erros que existirem, se existirem, serão corrigidos".

  • Pais contestam turmas mistas
    2:49

    País

    O novo ano escolar abre com milhares de alunos de diferentes níveis de ensino que partilham a mesma sala. As turmas mistas estão a ser alvo de contestação dos pais, como acontece em Meda, na Guarda.

  • Novo ano letivo arranca com protestos de norte a sul
    1:49

    País

    Na maioria das escolas portuguesas, hoje é dia de arranque do ano letivo. Um arranque muito conturbado, com várias manifestações de pais e alunos marcadas para esta manhã e debaixo das críticas dos professores. O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, denuncia que são já milhares os professores a pedir apoio jurídico para constestar as colocações.