País

Doente suspeito de Ébola no S. João, resultados das análises conhecidos esta manhã

O Hospital de São João, no Porto, anunciou que deu entrada na unidade hospitalar um doente com sintomas compatíveis com o vírus de Ébola. Os resultados das análises à doente serão conhecidos esta manhã, avançou o diretor-geral de Saúde. Francisco George disse que se tratou de um internamento por precaução. A repórter da SIC Márcia Torres está a acompanhar o caso junto ao Hospital de São João.

Loading...

De acordo com o Jornal de Notícias, trata-se de uma mulher com 45 anos, que esteve há pouco tempo em África. 

A diretora clinica do Hospital de S. João, Porto, onde está internada uma pessoa com sintomas suspeitos de Ébola, disse hoje que o doente se deslocou até ao hospital "pelo próprio pé", enviado por um serviço de saúde privado.

Margarida Tavares, em declarações à RTP, alertou a população para que "em caso de dúvida, mesmo que vaga", deve contactar a linha de Saúde 24 para "poderem ser transportadas e dar entrada de forma mais segura" nos serviços dos hospitais de referência.

"Era importante que qualquer pessoa que tenha essa suspeita, antes de seguir pelo próprio pé a qualquer serviço de saúde, contacte o serviço de Saúde 24", frisou.

A diretora clínica do S. João disse ainda que o pessoal hospitalar que atendeu o doente com sintomas suspeitos de Ébola "está identificado", mas não está sob "vigilância ativa", uma vez que ainda não foi confirmada a suspeita.

"Até aí está tudo tranquilo, as pessoas sabem que isso pode ocorrer", acrescentou, referindo que os resultados das análises deverão ser conhecidos "nas próximas horas".

 

Com Lusa