País

Passos recebeu no Luxemburgo Grande Cruz da Ordem do Mérito para "todo um povo"

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebeu hoje das mãos do seu homólogo luxemburguês a Grande Cruz da Ordem do Mérito do Luxemburgo, distinção que Xavier Bettel disse ser atribuída a "todo um povo" que ajudou à prosperidade do Grão-Ducado.

(EPA)
Numa cerimónia na embaixada de Portugal no Luxemburgo, no final do primeiro dia de uma visita oficial do chefe de Governo português ao Grão-Ducado, Bettel entregou a distinção a Pedro Passos Coelho apontando que o nome da mesma é "simbólico", pois visa distinguir precisamente "o mérito" do povo português.

"Entrego esta condecoração a si, mas é para todo um país, todo um povo, aos nossos amigos portugueses, justamente pelo mérito que têm e tiveram por contribuir para a prosperidade do Grão-Ducado", declarou o primeiro-ministro luxemburguês.

Passos Coelho agradeceu, "em nome de toda a comunidade portuguesa", afirmando ter a certeza de que esta "grande distinção" representará um "estímulo muito grande para que todos os portugueses que vivem e trabalham no Luxemburgo sintam também o reconhecimento público daquilo que têm contribuído para o que é hoje o Luxemburgo".

Por ocasião da visita oficial de Pedro Passos Coelho ao Grão-Ducado, os dois chefes de governo anunciaram que acordaram o envio mútuo de missões empresariais aos dois países, para reforçar os laços bilaterais também no domínio dos negócios.

"Ficou combinado que haveria uma missão liderada pelo ministro da Economia do Luxemburgo a Portugal, com empresários luxemburgueses, para explorar novas possibilidades de investimentos, de projetos, a ter lugar quer em Portugal, quer no Luxemburgo", indicou Passos Coelho. 

"Recebi essa notícia com muito agrado e comprometi-me, do lado do Governo português, em organizar também uma missão de empresários portugueses aqui ao Luxemburgo", para troca de experiências, "mas sobretudo colocar em contacto homens de negócios e empresas, que poderão atrair projetos novos de investimento", indicou.

Passos Coelho ruma na quinta-feira, com Xavier Bettel, a Bruxelas, para participar num Conselho Europeu, que se prolongará até sexta-feira.



Lusa