Doente que confrontou o ministro vai receber o medicamento para a hepatite C
O doente de hepatite C que ontem confrontou o ministro durante a comissão parlamentar de saúde já tem luz verde para começar o medicamento. A autorização foi dada hoje pelo Infarmed mas o fármaco só deverá estar disponível dentro de uma a duas semanas.
A 4 de fevereiro de 2015, um dos elementos da Plataforma Hepatite C interpelou o ministro da Saúde, Paulo Macedo, na Assembleia da República, numa das várias ações de protesto realizadas pela Plataforma. A 18 de fevereiro desse mês, o Ministério da Saúde apresentou a nova estratégia de tratamento da hepatite C, que incluía os medicamentos inovadores comparticipados a 100% pelo Estado.
Lusa
José Carlos Saldanha, de 50 anos, estava já há vários meses à espera desta autorização. Ontem, assistiu durante duas horas aos trabalhos da comissão parlamentar de saúde até que resolveu interromper o debate e confrontar diretamente o ministro.
José Carlos Saldanha pediu a Paulo Macedo que não o deixasse morrer e disponibilizou-se a pagar metade do custo do tratamento.