António Costa concorda que a austeridade pôs em causa a dignidade de Portugal
António Costa diz que a austeridade pôs em causa a dignidade do país porque obrigou os portugueses a emigrarem ou deixou-os na pobreza e no desemprego. O secretário-geral do PS confessa que está chocado por ver que Jean-Claude Juncker percebe melhor a situação nacional do que o próprio primeiro-ministro Passos Coelho. As declarações de António Costa foram proferidas hoje, em Oliveira de Azeméis.
Relacionados
- 2:28
"Nunca teríamos permitido que a dignidade dos portugueses fosse atingida"
Pedro Passos Coelho garante que a dignidade do país nunca esteve em causa durante o programa de assistência financeira. No debate quinzenal, o primeiro-ministro comentou pela primeira vez as palavras de Jean-Claude Juncker, que defendeu que a troika pecou contra a dignidade de Portugal. No período em que era questionado pelo CDS-PP, Passos Coelho fez questão de responder a perguntas anteriores do líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, sublinhando que "a experiência de funcionamento de troika deixou muitas lições para futuro e o Governo português tem vindo a tirá-las e já as comunicou também" nas instâncias internacionais. O primeiro-ministro defendeu também a criação de um Fundo Monetário Europeu e a saída do Banco Central Europeu (BCE) da troika.
- 0:38
“Se Portugal perdeu a dignidade já a recuperou”, diz Poiares Maduro
O ministro Poiares Maduro diz que Portugal recuperou a dignidade ao cumprir com as obrigações perante a ajuda externa e está agora em posição de poder exigir que a Europa se prepare para enfrentar os desafios do futuro. O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional falava, em Viseu, à margem da apresentação do próximo quadro comunitário.
-
PM diz que dignidade “nunca esteve em causa” mas faz “balanço crítico” da troika
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que a dignidade de Portugal e dos portugueses nunca esteve em causa durante o processo de ajustamento, apesar de fazer um "balanço crítico do funcionamento institucional da troika".
- 1:08
Portas diz que foi a dignidade dos portugueses que permitiu superar a etapa da troika
Paulo Portas diz que foi a dignidade dos portugueses que permitiu superar a etapa da troika. Sem se referir diretamente às declarações de Jean Claude Juncker, Portas lembrou as várias vezes em que lamentou o protetorado da troika e a hipocrisia da divergência de discurso entre as lideranças políticas dos credores e equipas técnicas no terreno.
-
João Galamba considera declarações de Juncker "positivas, mas tardias"
O deputado do PS João Galamba considerou hoje "positivo, embora tardio", o reconhecimento pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de que a 'troika' "pecou contra a dignidade" de portugueses, gregos e também irlandeses.
- 0:25
"Pecámos contra a dignidade dos portugueses e dos gregos"
O presidente da Comissão Europeia reconhece o quanto a ação da troika prejudicou países em dificuldades. Em declarações proferidas esta quarta-feira numa sessão em Bruxelas, Jean-Claude Juncker fez duras críticas à forma como foram impostos programas de ajustamento e contrapartidas indignas para a assistência financeira.
Na Homepage
-
Covid-19: Organização Mundial de Saúde aprova uso de vacina da Moderna
26.01.2021 às 12h39
NOTÍCIAS DO DIA
-
-
-
-
-
Mais de 180 pessoas detidas em protestos contra o confinamento na Holanda
26.01.2021 às 11h21
-
-
Vida extraterrestre? Sinal de rádio com características artificiais foi captado na Austrália
A transmissão acabou por ser identificado pelos investigadores como sendo uma interferência, mas o projeto continua à procura de outros sinais.
26.01.2021 às 11h06
-
-
Covid-19. Gel desinfetante pode ser deduzido no IRS como despesa de saúde
26.01.2021 às 11h25
-
-
-
-
-
“Heróis do Mar”, orgulho de Portugal!
Às terças e sextas o futebol marca presença maioritária no Match Point, mas o Desporto em geral terá sempre aqui o seu espaço. Na escrita de José Manuel Freitas.
26.01.2021 às 7h04
- 1:50
Quando é que um comportamento é considerado antidesportivo?
O comportamento antidesportivo, especificamente previsto na Lei 12, é um conceito algo vago mas amplo, que quando ocorre tem de ser disciplinarmente punido pelo árbitro.
25.01.2021 às 16h03