Além deste ferido grave, registo igualmente para sete feridos ligeiros. Não houve necessidade, de acordo com fonte da ANPC, de transporte de qualquer ferido para o hospital.
A "operação Fátima" tem assinalados dois momentos críticos: entre as 20:00 de hoje e as 01:00 de sexta-feira, e entre as 09:00 e as 14:00 de sexta-feira, períodos previsíveis de maior acumulação no Santuário.
O hospital de campanha do INEM instalado a três quilómetros do centro de Fátima, numa zona industrial, tem todo o tipo de valências, inclusive bloco operatório e cuidados intensivos.
Cerca de 500 operacionais dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas também da Cruz Vermelha, Proteção Civil e Corpo Nacional de Escutas garantem a segurança e primeiros socorros aos peregrinos de Fátima.
A Operação Fátima 2016 da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) envolve 300 operacionais, está no terreno hoje e sexta-feira "e visa assegurar a prestação de assistência e socorro aos peregrinos" que participam nas cerimónias religiosas, refere, em comunicado, aquele organismo.
A operação, coordenada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, inclui um posto de comando operacional, localizado no exterior do centro de saúde de Fátima, junto à chamada rotunda norte da cidade, onde se integra um Centro Tático de Comando (CETAC), "meio vocacionado para a gestão e coordenação de eventos e ocorrências de proteção civil de elevada complexidade, longa duração ou grande dimensão", afirma.
O INEM montou um hospital de campanha e possui meios próprios de emergência médica, onde se incluem duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), quatro moto 4 e 51 operacionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de emergência, técnicos operadores de telecomunicações de emergência, psicólogos e farmacêuticos, entre outros.
Já a GNR anunciou na quarta-feira em conferência de imprensa que terá no terreno cerca de 200 militares, em cada um dos dois dias, de várias valências, como a investigação criminal, cinotecnia, ordem pública, dispositivo territorial, inativação de explosivos, trânsito e operações especiais, que se encontram apeados, auto, de bicicleta, de moto e a cavalo.
Lusa