País

Força Especial vai ser enviada para o Funchal

A Força Especial de combate a incêndios vai ser enviada para o Funchal, na sequência do incêndio que começou esta segunda-feira na Madeira. As chamas obrigaram à evacuação de dois hospitais e várias casas. A força de combate é constituída por bombeiros, elementos da GNR e INEM.

Força Especial vai ser enviada para o Funchal
GREG\303\223RIO CUNHA

As chamas deflagraram na tarde de segunda-feira nas zonas altas do Funchal, em São Roque, pelas 15:30, mas surgiram entretanto novos focos noutros concelhos da costa sul da ilha da Madeira.

O cenário de incêndios registados esta terça-feira no Funchal, Madeira, complicou-se a partir das 18:00, devido ao aumento da intensidade do vento e à alteração da sua direção, havendo algumas zonas com "fogo descontrolado", disse o presidente da câmara, Paulo Cafôfo.

Num balanço das operações, por volta das 19:00, o autarca indicou que a situação se agravou nas Barbosas e no Curral dos Romeiros, na zona alta do concelho.

"Neste momento o fogo está descontrolado nestas zonas", afirmou, referindo que nestes locais há pessoas a serem retiradas de casa.

Também as zonas da Choupana, do Hospital João de Almada e de Santa Luzia geram preocupação entre as autoridades.

Os bombeiros estão no local a evitar que um tanque de gás seja atingido.

Na zona da Choupana, um hotel foi também evacuado.

Com Lusa