País

Incêndio de Barcelos está "em resolução"

O incêndio florestal que deflagrou pelas 14h58 de domingo em Tamel Santa Leocádia, Barcelos, está "em resolução", informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil no seu portal.

Incêndio de Barcelos está "em resolução"
OCT\303\201VIO PASSOS

No terreno, estão agora 194 operacionais, apoiados por 68 meios terrestres.

Cerca das 8h30 de terça-feira, o comandante das operações de socorro, Luís Lopes, disse à Lusa que o incêndio tinha apenas ativa "uma pequena frente, com cerca de 300 metros".

Desde domingo, as chamas propagaram-se a várias outras freguesias dos concelhos de Barcelos e de Esposende.

O 2.º comandante operacional distrital de Braga, Vítor Azevedo, já disse à Lusa que o vento forte com constantes oscilações de direção foi umas das principais dificuldades encontradas pelos bombeiros no combate às chamas.

Destacou ainda a "grande carga combustível" existente na floresta em questão e o "completo abandono" a que aquelas áreas foram votadas, com uma "total inexistência de limpeza".

Além disso, aludiu também à existência de vários aglomerados populacionais perto dos montes.

As chamas chegaram a andar perto de algumas casas, em freguesias como Feitos e Vila Cova, entre outras, mas nenhuma das habitações foi atingida.

Vítor Azevedo sublinhou o apoio que a população, as juntas de freguesia e as câmaras deram aos bombeiros, disponibilizando meios próprios, como tratores e cisternas.

Lusa