Miguel Albuquerque falava aos jornalistas no âmbito da visita que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, efetua esta quarta-feira à Madeira na sequência dos incêndios que deflagraram a ilha na segunda-feira e provocaram três vítimas mortais, cerca de mil desalojados provisórios, destruição de dezenas de habitações e avultados prejuízos materiais.
"Eu vou resolver a questão de uma vez por todas", declarou o governante madeirense quando confrontado com as críticas sobre esta questão, que, adiantou, "se discute há muitos anos: se a Madeira deve ou não ter meios aéreos de combate aos fogos".
O líder madeirense argumentou que existe "um conjunto de pareceres contraditórios sobre a matéria", apontando existirem opiniões de que, devido às condições climatéricas e orográficas da Madeira, "é quase impossível e suicidário fazê-lo, por causa dos ventos, vales, etc".
"Vou resolver a questão. Vou pedir um parecer técnico ao Governo, para o mais rapidamente possível me darem um parecer relativamente a esta matéria".
Lusa