País

Enviados SIC

Costa regressa à Índia

Vinte anos depois, António Costa volta à Índia. É a estrela maior de uma visita de quase uma semana. Vem para fazer negócios e... ver a família.

Costa regressa à Índia

Nova Deli, 7 de Janeiro

Mal desceu do avião, Costa tinha à espera um carr...inho, daqueles que se usam nos aeroportos para transportar jornais, comida e pessoas com mobilidade reduzida. Uma espécie de carro de golfe que o levou direitinho para o carro oficial, sem passar pela alfândega.

Não que tivesse problemas com isso, já que, em Frankfurt, mostrou, orgulhoso, o cartão de identidade que a Índia reserva a descendentes de indianos.

Na Índia há, portanto, indianos, estrangeiros, e descendentes de indianos.


É o caso de António Luís. Filho de pai indiano que chegou a Lisboa para estudar e nunca mais regressou em definitivo a Margao, em Goa. Costa, conta a mãe, nunca se interessou muito pelas origens do pai. Mas agora que vai ser homenageado por ser o primeiro primeiro-ministro europeu descendente de indianos, talvez as honras e a emoção lhe despertem o lado goes adormecido.


E se isso for bom para os negócios, tanto melhor.

Pedro Cruz, com José Vaio, enviados SIC à Índia