País

Entrevista SIC

"A procissão ainda vai no adro"

Marcelo Rebelo de Sousa ainda acredita que é possível salvar a redução da TSU para as PME e IPSS. Numa entrevista à SIC na semana em que faz um ano que foi eleito, o Presidente da República revelou também que só anuncia uma eventual recandidatura a quatro meses das eleições. Fazemos o resumo em três minutos e meio.

Loading...

Quando todos parecem convencidos que a descida da Taxa Social Única as empesas sobre os salários mínimos vai cair no Parlamento, o presidente da República pede que se espere para ver, pois "a procissão ainda vai no adro".

Na primeira entrevista depois da tomada de posse, o Presidente da República disse à SIC que está ao lado do governo na questão da TSU. Marcelo diz que não comenta a posição de Passos Coelho mas parece incentivar o líder do PSD.

Sobre o risco de uma crise política, acha que não existe, nem sequer quando estão anunciadas novas divergências nas parcerias público-privadas da saúde. O Presidente da República diz que essa distenção na sociedade civil não é enganadora e mantém que o Governo está a cumprir.

O Presidente também não vê problemas com as taxas da dívida pública e na banca deixa dúvidas sobre o uso de dinheiros públicos para a nacionalização do Novo Banco.

Quanto ao futuro, travou a fundo e afastou a hipótese de não se recandidatar. A decisão será comunciada em setembro de 2020 - no mesmo mês em que anunciou a candidatura às últimas presidenciais, a menos de quatro mesesdas eleições, já com muito pouco espaço para crescimento de outras candidaturas na sua área política.