País

Presidente da República elogia "bravura" dos comandos na República Centro-Africana

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu esta segunda-feira a bravura dos Comandos portugueses na primeira missão operacional em Bambari, República Centro-Africana (RCA), que recebeu um louvor do comandante da força da ONU.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
JOS\303\211 COELHO

"O Presidente da República e comandante Supremo das Forças Armadas associa-se ao louvor do comandante da força da MINUSCA, a força de paz das Nações Unidas na República Centro-Africana, relevando a competência, prontidão operacional e bravura dos nossos Comandos que dela fazem parte e que, assim, são uma vez mais reconhecidos internacionalmente", lê-se, numa nota divulgada na página da Presidência, na Internet.

Os militares portugueses entraram pela primeira vez na semana passada numa missão operacional comandada pela MINUSCA, em Bambari, para combater grupos armados na região, que, segundo descreveu o comandante Balla Keita num louvor à força portuguesa, sofreu "pesadas baixas".

No louvor à força portuguesa, divulgado pelo ministério da Defesa, o comandante Balla Keit pediu para que os militares mantenham os seus esforços, uma vez que a situação na região ainda requer "mais dedicação" por parte da força multinacional.

O primeiro contingente português destacado para a RCA integra a missão de paz das Nações Unidas desde finais de janeiro de 2017 e é constituído por 160 militares - 156 do Exército, entre os quais 111 Comandos, e quatro da Força Aérea.

Portugal tem mais 11 militares na RCA ao serviço da missão de treino da União Europeia (EUTM RCA).

As Nações Unidas enviaram cerca de 12 mil pessoas para a República Centro-Africana para restaurar a estabilidade, após os conflitos de 2013 na sequência da deposição do então Presidente, François Bozizé, pelos rebeldes Seleka.

Lusa