Em breve vamos esmiuçar estes 65,5 km, do Marquês de Pombal a Setúbal, percorridos em quatro horas a pedalar sem pressa de chegar - e mais algumas para desfrutar do passeio e almoçar a meio caminho.
Este foi o percurso, registado através da aplicação Strava e animada em vídeo no site Relive:
Por volta das 17:00, a equipa de "Dar a Volta" (leia mais sobre o projeto aqui), voluntários e acompanhantes entrou finalmente em Setúbal.
À chegada, Ana Santos, investigadora e professora da Faculdade de Motricidade Humana (e mentora do projeto) fez um balanço positivo da experiência, assinalando também os "pontos críticos" da viagem.
Qualquer um podia juntar-se à viagem, embora este não fosse um evento organizado, com escolta policial. A exceção foi o percurso na cidade de Lisboa, que levou também elementos da Polícia Municipal de bicicleta.
Do Marquês de Pombal a Belém, pedalaram também alguns decisores políticos como o secretário de Estado do Desporto ou o vereador da Câmara de Lisboa com essa pasta, além de elementos da CP e da Transtejo.
A travessia do Tejo fez-se no ferry até à Trafaria, de onde a comitiva, então mais reduzida, seguiu por uma das mais antigas ciclovias do país até à Costa de Caparica (sim, é possível ir à praia de bicicleta e em segurança sem ter que passar pelas habituais filas na Ponte no verão). E daí continuou em estrada até à Fonte da Telha e Aroeira.
Nos Foros da Amora, os cicloturistas entraram na Estrada Nacional 10. Bastante movimentada, por ali passam inclusive muitos camiões, durante a semana. Contudo, valem as largas bermas, que permitiram uma viagem segura de bicicleta.
A maior parte dos participantes fez a viagem em bicicletas elétricas - esse é também um dos objetivos do projeto "Dar a volta": o uso de bicicletas com pedalada assistida como verdadeira alternativa ao automóvel. Por isso, a entrada de "raspão" na Arrábida, após Azeitão, não custou a fazer.
O regresso a Lisboa foi feito de comboio, que permite o transporte gratuito de bicicletas.
"Dar a volta" continua online nos próximos dias, com a divulgação de mais elementos sobre este percurso, e volta à estrada a 6 de maio, para cumprir a etapa Setúbal-Sines, tal como foi a 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que assinalou 90 anos esta quarta-feira.