País

Comissário europeu felicita Parlamento português por debater lei do tabaco

O comissário europeu Vytenis Andriukaitis, responsável pelas áreas da Saúde e Segurança Alimentar, felicitou o Parlamento português por estar a debater medidas mais restritivas ao tabaco e afirmou-se preocupado com os novos produtos de tabaco.

Comissário europeu felicita Parlamento português por debater lei do tabaco
Yves Herman

Segundo uma informação hoje em destaque na página na internet da Direção-Geral da Saúde, o comissário congratulou o parlamento português pela discussão das medidas de restrição ao tabaco em locais públicos.

Numa carta enviada à comissão parlamentar de Saúde, Vytenis Andriukaitis salienta que o processo de discussão (no sentido de modificar a lei do tabaco) vai ao encontro de uma "efetiva aplicação da Convenção Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controlo do Tabaco, assinada pela União Europeia e por Portugal, que chama a atenção dos governos para a proteção contra a exposição ao fumo do tabaco".

Diz Vytenis Andriukaitis que a discussão parlamentar é "uma boa oportunidade para Portugal fortalecer as medidas de controlo do tabaco em ambientes livres de fumo de modo a proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos, em linha com a Recomendação do Conselho Europeu de 2009".

Os deputados têm estado a debater alterações à lei do tabaco propostas pelo Governo e que consistem essencialmente em equiparar novos produtos de tabaco, como cigarros eletrónicos ou tabaco aquecido, às formas tradicionais de fumar, e restringir o consumo de tabaco junto de locais como escolas ou hospitais.

Numa votação indiciária em sede de grupo de trabalho os deputados aprovaram a primeira alteração mas chumbaram as restrições ao tabaco junto de locais como escolas ou hospitais.

Lusa