País

Ministério da Saúde sem emails externos desde 6ª feira por precaução

Todos os organismos do Ministério da Saúde continuam sem receber emails externos. Desde sexta-feira que assim é por causa do plano de contingência que o Ministério acionou para impedir a entrada de virus informáticos.

O plano de contigência ficará ativo até que as autoridades internacionais, nomeadamente a Interpol e a Europol, avisem que o perigo de novos ataques informáticos já passou.

Além do Ministério da Saúde, vários grupos privados de saúde, nomeadamente a Luz saúde e a CUF accionaram também planos de contigência para evitar que aconteça o mesmo nos seus hospitais que aconteceu por exemplo no Reino Unido, onde o o Serviço Nacional de Saúde ficou sem sistema informático.

Nos hospitais do grupo Luz Saúde, por exemplo, o plano de contigência impede também a troca de emails entre os funcionários e o exterior.