País

PCP quer ouvir ministro e utentes do ramal da Lousã no Parlamento

O PCP requereu a audição do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e das comissões de utentes do desativado ramal ferroviário da Lousã, na Comissão de Economia, disse hoje fonte do grupo parlamentar comunista.

PCP quer ouvir ministro e utentes do ramal da Lousã no Parlamento
PAULO NOVAIS

O próprio responsável da tutela encontra-se hoje naquela localidade do distrito de Coimbra, apresentando um novo projeto de mobilidade entre Lousã e a "Cidade dos Estudantes", considerando tratar-se de uma solução "mais favorável" para as populações do que a ferrovia ou o metro ligeiro.

Pedro Marques afirmou, na Lousã, que o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), com autocarros elétricos em vez de transporte sobre carris, levará três anos e meio a entrar em funcionamento, com o prazo contado a partir de hoje.

O governante falava nos Paços do Concelho da Lousã, distrito de Coimbra, numa sessão pública em que técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) apresentaram um estudo para a introdução do denominado "sistema metrobus" no canal do ramal ferroviário da Lousã, encerrado há sete anos para obras que depois pararam, e na área urbana de Coimbra.

Lusa