País

Juízes admitem avançar para greve em agosto

A Associação Sindical de Juízes e Sindicato dos Magistrados do Ministério Público reunidos hoje em assembleia geral, em Coimbra, para debater a proposta governamental dos novos Estatutos, anunciaram que admitem avançar para a greve em agosto, caso não consigam ver implementadas algumas medidas que consideram fundamentais no novos Estatutos.

Juízes admitem avançar para greve em agosto
SIC/ Arquivo

A presidente da Associação Sindical dos Juízes considerou que a proposta "não apresenta alterações substanciais, pelo que, eventuais medidas de protesto continuam em cima da mesa".

Para António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, os aumentos salariais nem sequer são a parte mais importante do projeto de revisão dos Estatutos, estando os magistrados do MP preocupados com soluções apresentadas no diploma em matérias ligadas à mobilidade de magistrados, processos disciplinares, hierarquia interna e carreira, por se tratar de "questões estruturais".

Os magistrados esperam que os novos Estatutos resolvam reivindicações relacionadas com o aumento do suplemento salarial de exclusividade, progressão na carreira, reforço das garantias de independência e articulação com a nova organização dos tribunais.

Com Lusa