País

António Costa discute futuro da Europa com Macron em Paris

O primeiro-ministro António Costa vai ser recebido pelo Presidente da República de França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris, no próximo dia 28, num almoço de trabalho em que debaterão o futuro da Europa.

António Costa discute futuro da Europa com Macron em Paris
ANTONIO LACERDA / LUSA

Segundo uma nota do gabinete do primeiro-ministro, na agenda deste encontro estará, em particular, "a reforma da União Económica e Monetária" - tema que António Costa considera "decisivo".

António Costa tem defendido que qualquer progresso da União Europeia tem de passar necessariamente por uma reforma da arquitetura do euro e por uma diminuição das assimetrias entre os diferentes Estados-membros.

Fonte do Executivo referiu à agência Lusa que, desde a eleição do novo chefe de Estado francês, o primeiro-ministro já esteve por duas vezes com Emmanuel Macron, num Conselho Europeu e numa reunião de alto nível da NATO em Bruxelas.

No final deste encontro, segundo o gabinete do primeiro-ministro, estão previstas declarações à imprensa.Logo após a eleição de Macron, no passado dia 7 de maio, António Costa felicitou-o, considerando tratar-se de "uma boa notícia para França, para a Europa e para Portugal".

Em maio, durante uma visita oficial ao Qatar, o primeiro-ministro desvalorizou a caraterização de liberal feita ao recém-eleito Presidente francês, considerando, pelo contrário, que o programa de Emmanuel Macron está "muito alinhado" com o do Governo português em matéria europeia.

"A posição que [Emmanuel Macron] tem apresentado em matéria de Europa aposta no reforço da sua componente social e, claramente, numa nova visão da zona euro como espaço de convergência económica. O programa é muito alinhado com as ideias que temos em matéria europeia", defendeu então o primeiro-ministro.

Lusa