Os enfermeiros portugueses decidiram realizar uma paralização esta semana, com cerca de 85% de adesão, contra a não integração de especialidade na carreira. Estes profissionais reinvidicam melhores salários e uma melhor carreira profissional.
Estas condições levam a que muitos dos enfermeiros optem por emigrar para outros países, sobretudo para Inglaterra, onde a qualidade de vida deste profissionais é melhor. O DN refere que desde 2010, mais de 14 mil enfermeiros optaram por sair de Portugal.
O mesmo jornal revela que o pico da emigração dos enfermeiros portugueses ocorreu entre 2011 e 2015 e que a saída do país continua a ser opção para milhares de profissionais. Só no ano passado, mais de 1.600 enfermeiros pediram os papéis para emigrar, na expectativa de encontrar melhores oportunidades de emprego e ordenados mais altos.
Ainda de acordo com o DN, os enfermeiros especialistas em Inglaterra recebem, em média, mais de 12 mil euros brutos por ano do que em Portugal e esse valor aumenta com os anos de experiência. No nosso país, um enfermeiro especialista ganha 1200 euros brutos por mês, o mesmo que um enfermeiro de cuidados gerias.