Segundo a notícia publicada hoje no DN, Lisboa está a ser usada por redes criminosas da áfrica subsariana que lidam com o tráfico de seres humanos e que têm como destino final países do centro da Europa, como França ou Alemanha. Estas crianças e adolescentes são provenientes de países de expressão francófona e anglófona.
O jornal avança que, desde março, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou cinco vítimas menores, no aeroporto de Lisboa. Os menores foram todos institucionalizados e os cinco adultos que os acompanhavam foram detidos.
O DN dá conta do caso recente de uma menina de 10 anos que viajava acompanhada por um homem de 35 anos, que dizia ser seu pai, e que foi intercetado pelo SEF. A situação foi detetada no controlo fronteiriço, este sábado, à chegada de um voo proveniente de Dakar, no Senegal.