País

DIRETO

O primeiro debate quinzenal depois das Autárquicas

António Costa abriu o debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre "políticas de habitação". Acompanhe em direto na emissão da SIC Notícias.

Última atualização às 16:22

O primeiro-ministro começou por afirmar que o Governo quer reduzir a taxa de esforço das famílias com despesas de habitação de 35% para 27% e aumentar o peso da habitação com apoio público a mais 170 mil fogos.

António Costa anunciou hoje que as negociações sobre a nova lei de finanças locais vão iniciar-se já este mês, calendário que, na sua perspetiva, permite concluir o debate parlamentar da lei-quadro de descentralização de competências.

O novo líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, acusou o primeiro-ministro de parecer "ter chegado hoje ao Governo" e anunciar novas medidas sem concretizar antigas. Por sua vez, António Costa atribuiu a crítica ao "incómodo" dos sociais-democratas com os resultados eleitorais autárquicos.

Este é o primeiro debate quinzenal na Assembleia da República depois das eleições autárquicas de dia 1 de outubro, cujos resultados ditaram mudanças na liderança do PSD, com o presidente e ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a anunciar à sua comissão política que não se recandidatará.