País

"Portugal está a arder! Basta de discursos e boas intenções!"

O Arcebispo Primaz de Braga afirmou esta noite ser "imperioso apurar responsabilidades e agir" numa publicação na página do Facebook da Arquidiocese, referindo-se aos incêndios em Portugal.

"Portugal está a arder! Basta de discursos e boas intenções! É imperioso apurar responsabilidades e agir", afirma Jorge Urtiga, que faz acompanhar o desabafo pela 'hashtag' #PrayForPortugal #Incêndios #Braga.


O Concelho de Braga está a ser fustigado pelo fogo desde sábado, quando um incêndios que se propagou por mais de 200 hectares nas freguesias de S. Mamende d'este, S. Mamende, Santa Lucrécia, Pousada e Navarra se alastrou domingo à noite às freguesias de Lamaçães, Fraião e Nogueira.


À Lusa, a Proteção Civil, cerca das 00.00, confirmou uma casa ardida, um hotel e várias habitações evacuadas, havendo ainda duas estradas de acesso aos santuários do Bom Jesus e do Sameiro cortadas.


Quase 3.700 operacionais, apoiados por 1.100 viaturas, estavam a combater, pelas 02:00 de hoje, 26 incêndios importantes, que lavram um pouco por todo o país, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).


De acordo com a página oficial da ANPC, o maior é o incêndio da Lousã, distrito de Coimbra, onde 585 operacionais combatem as chamas, apoiados por 166 veículos e um meio aéreo.

Lusa

  • "Jorge Jesus não vai continuar no Flamengo"
    2:38