País

"A maior operação de transporte de água de sempre em Portugal"

O presidente da câmara de Mangualde não tem dúvidas que este reforço da operação de abastecimento de água em Viseu é o maior de sempre no país. Uma trasfega de mais de 4.000 metros cúbicos de água, da barragem da Agueira, para evitar a rutura total da barragem de Fagilde e garantir o abastecimento de água a mais de 140 mil pessoas de quatro concelhos.

  • Reforçado abastecimento de água em Viseu
    1:39

    País

    São 45 os camiões-cisterna que este domingo reforçaram o abastecimento de água no distrito de Viseu, o qual, neste momento, é o que mais sofre com a seca extrema. Durante todo o dia e nas próximas duas semanas, quase 100 camiões de corporações de bombeiros vão atestar os depósitos na Barragem da Aguieira e percorrer cerca de 60 quilómetros até à barragem de Fagilde, onde se prevê que sejam injetados cinco mil metros cúbicos de água por dia para abastecimento das populações de quatro concelhos: Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

  • Reservas das barragens caem para níveis históricos
    2:03

    New Articles

    As reservas das barragens estão a diminuir para níveis históricos e podem a colocar em causa o abastecimento às populações. Os especialistas alertam, por exemplo, que o Rio Tejo pode morrer se a seca severa se mantiver e não forem tomadas medidas urgentes. A última medida foi tomada pelo Metro de Lisboa que já anunciou a redução do consumo de água.

  • Governo com medidas extremas para enfrentar seca
    1:28

    País

    O Governo já tem um documento com medidas caso o estado da seca continue a agravar-se no interior do país. O ministro do Ambiente diz que uma das situações mais preocupantes é em Viseu. João Pedro Matos Fernandes anunciou que o Governo vai pedir assim a montagem de uma Estação de Tratamento de Águas em Viseu, para tratar a água das pedreiras. 

  • Marcelo "muito preocupado" com seca em Portugal
    0:46

    País

    O Presidente da República diz que está muito preocupado com a situação da seca no país. Marcelo Rebelo de Sousa visita esta tarde a barragem de Fagilde, em Viseu, para tomar conhecimento das dificuldades de abastecimento de água a populações.