País

Agência Europeia do Medicamento não vem para o Porto

O Porto foi hoje eliminado da escolha da nova localização da Agência Europeia do Medicamento na primeira volta. Milão e Amesterdão são as cidades finalistas, o processo de decisão está a decorrer.

Agência Europeia do Medicamento não vem para o Porto
Hannah Mckay

Última atualização às 16:41

Milão ou Amesterdão. Um das duas cidades vai receber a Agência Europeia do Medicamento quando esta sair de Londres.

As cidades italiana e holandesa foram as duas finalistas da segunda volta da votação, deixando para trás Copenhaga, a outra finalista que tinha saído da primeira volta.

A escolha é feita por voto secreto e em várias rondas. O vencedor vai ser conhecido durante esta tarde.

Porto afastado na primeira volta

A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas. Ficou à frente de cidades como Varsóvia, Viena, Sofia, Lille, Helsínquia, Bucareste, Bruxelas ou Bona.

Milão foi a mais votada na primeira volta, com 25 pontos. As outras duas finalistas, Amesterdão e Copenhaga, arrecadaram 20 pontos cada.

Bratilslava (15), Barcelona (13) e Estocolmo (12) foram as outras localizações que conseguiram mais pontos que o Porto, mas descartadas também.

Após decidirem para onde vai a Agência do Medicamento, os ministros dos 27 vão escolher a localização da nova sede da Autoridade Bancária Europeia.

As duas agências, atualmente sediadas em Londres, terão de deixar o Reino Unido após o Brexit. Portugal está representado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.