País

Segundo dia de depoimento de Orlando Figueira na Operação Fizz

Segundo dia de depoimento de Orlando Figueira na Operação Fizz

O Julgamento da Operação Fizz continua esta manhã no Tribunal Central Criminal de Lisboa. Nesta segunda sessão, o coletivo de juizes já está a ouvir Orlando Figueira, como explica Sara Antunes de Oliveira, a repórter da SIC que está a acompanhar este julgamento.

  • Angola com dúvidas sobre eventual amnistia para Manuel Vicente
    2:15

    Operação Fizz

    As autoridades angolanas rejeitaram, mais uma vez, notificar o ex-vice- Presidente do país, mas dizem que não é certo que Manuel Vicente seja abrangido por uma amnistia, se Portugal decidir enviar o processo para Luanda. Esta segunda-feira, no primeiro dia de julgamento, o tribunal decidiu apenas separar as acusações contra Vicente num novo processo. A sessão ficou ainda marcada pelas declarações de Orlando Figueira, que diz que Carlos Silva, o presidente do Banco Atlântico, deveria estar sentado no banco dos réus.

  • "Alguns dos crimes de Manuel Vicente poderão ser julgados em Angola"
    0:59

    Mundo

    O diretor do Jornal de Angola acredita que Manuel Vicente poderá vir a ser julgado pela Justiça angolana pelo crime de peculato. Vítor Silva, nomeado para o cargo no ano passado pelo Presidente João Lourenço, esteve esta segunda-feira na SIC Notícias e recordou que este caso envolve Manuel Vicente enquanto presidente, na altura, da petrolífera Sonangol.

  • "Quanto mais alto é um dirigente político, menor deve ser a sua imunidade"
    3:28

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares considera que "o tribunal não podia ficar eternamente à espera que Angola notificasse Manuel Vicente" no processo da Operação Fizz. O comentador SIC afirma que o ex-vice-Presidente angolano "vai ser o ausente mais presente" do julgamento e defende que "quanto mais alto é um dirigente político, menor deve ser a sua imunidade".

  • "Havemos de chegar a um bom resultado" com Angola
    1:16

    País

    No dia em que começou o julgamento do processo da Operação Fizz, Augusto Santos Silva está otimista em relação ao futuro das relações entre Portugal e Angola. O ministro dos Negócios Estrangeiros português citou esta segunda-feira o Chefe da Diplomacia de Angola para sublinhar que Lisboa e Luanda estão em sintonia.

  • Julgamento da operação Fizz começa hoje

    Operação Fizz

    O julgamento da operação Fizz, que tem como arguidos o ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, o ex-procurador Orlando Figueira, o advogado Paulo Blanco e o empresário Armindo Pires começa hoje em Lisboa. O caso está a abalar as relações entre Portugal e Angola. Manuel Vicente não deverá comparecer na primeira sessão do julgamento.

  • Portugal em silêncio 
    2:21