"Submetemos as assinaturas online e temos mais em papel, mas sabendo que há um grupo de trabalho, não quisemos deixar passar mais tempo", disse à agência Lusa a presidente da Animal, Rita Silva.
O parlamento tem em apreciação iniciativas legislativas de vários partidos no sentido de acabar com a exibição de animais nos circos e das condições de cativeiro em que são mantidos.
Após o debate em plenário realizado em dezembro, foi esta semana decidido pela Comissão de Cultura a criação de um grupo de trabalho, que, além de analisar os diferentes projetos de diploma, vai promover audições a diversas entidades.
A Animal recordou esta sexta-feira, em comunicado, que esteve envolvida no trabalho de sensibilização junto do parlamento quando da criação da legislação de 2009.
A associação afirma que a lei não tem sido cumprida e que tem recebido muitas queixas: "Infelizmente pouco ou nada mudou", lê-se no documento.
"Por Um Circo Mais Humano" é o nome da campanha que desenvolveu junto da população e que deu agora origem à petição. De acordo com a Animal, há uma sensibilidade cada vez maior da sociedade para este problema.
Várias figuras públicas participaram nesta campanha, nomeadamente as atrizes Jessica Athayde e Sara Prata, o músico Rui Reininho e a cantora Lena d'Água.
Lusa