"A maré está a descer. É natural que junto ao navio se note mais alguma rebentação, mas a altura da ondulação está claramente a baixar e assim continuará ao longo do dia de hoje, ou seja, as condições meteorológicas vão melhorando quer na altura da ondulação quer na intensidade do vento. Em relação ao impacto do mar junto ao navio à medida que a maré vai baixando, o impacto também vai baixar", disse.
O comandante da Capitania do Porto de Lisboa adiantou também à agência Lusa que "não há qualquer tipo de perigosidade por causa da carga".
"É um navio de carga geral. Está carregado de areia. É uma carga que não é perigosa", adiantou.
O comandante Coelho Gil acrescentou ainda que só vai ser feita alguma coisa depois de o armador apresentar o plano de remoção da embarcação, o que deverá acontecer em breve.
"Primeiro vamos ver plano de remoção, discuti-lo e quando estiverem reunidas as condições avançamos", disse.
O navio "Betanzos" com bandeira espanhola está encalhado desde as 01:00 de hoje junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, com 10 tripulantes a bordo, que estão bem.
A embarcação, ao contrário do que tinha sido avançado pela autoridade anteriormente, tem 118 metros.
Lusa