O estudo, avançado pelo jornal Expresso, analisou três cidades portuguesas. Porto, Lisboa e Almada foram as localidades escolhidas para a recolha das amostras que foram alvo de análise laboratorial.
Álvaro Lopes, investigador, afirma que esta subida pode ter três razões: maior uso das drogas, consumo em maior quantidade e um grau de pureza maior.
Já o presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos considera que o aumento pode ser traduzido pelo facto de as amostras terem sido recolhidas nas ETAR Alcântara, que é uma zona de divertimento noturno.
Apesar de Lisboa revelar mais quantidade de drogas nas águas residuais, Almada é a cidade portuguesa que regista um maior aumento dos níveis.
Além do ecstasy foi também registado um aumento do consumo de cocaína.