País

EDP responde com foto da única árvore que caiu "sobre a linha e não originou qualquer incêndio"

A EDP distribuição já reagiu ao relatório da Comissão Técnica Independente sobre os fogos de outubro. A empresa rejeita qualquer hipótese de negligência nos incêndios. Num comunicado enviado às redações, a EDP garante que não ocorreu qualquer incêndio associado a queda de árvores sobre a rede na zona da Lousã e divulga foto da única árvore de grande porte que caiu "sobre a linha e não originou qualquer incêndio".

A EDP Distribuição explica que dispõe de sistemas que acompanham e regista todos os eventos relativos à exploração e operação das linhas, registos esses que permanecem disponíveis.

Segundo o comunicado da empresa, "o único evento registado respeita à queda de uma árvore de grande porte (11 metros) localizada fora da faixa de proteção da EDP Distribuição, cuja queda sobre a linha de Média Tensão não originou qualquer incêndio".

A EDP enviou às redações a fotografia dessa árvore que terá "sido removida pelas equipas operacionais da empresa da EDP Distribuição 2 horas após a queda, tendo sido reposto o regular funcionamento desta linha não se verificando nesse momento qualquer incêndio nesse local", refer o comunicado.