País

Vento forte faz divergir oito aviões no Aeroporto da Madeira

O vento forte está a condicionar a operação no Aeroporto da Madeira, tendo já obrigado ao desvio de oito aviões e ao cancelamento de um voo da companhia easyJet.

Vento forte faz divergir oito aviões no Aeroporto da Madeira

"Neste momento existem oito aviões divergidos, sendo que cinco estão na ilha do Porto Santo, dois nas ilhas espanholas das Canárias e um divergiu para Lisboa", informou fonte do aeroporto Cristiano Ronaldo.

Um voo da easyJet que deveria ter aterrado pela manhã foi, entretanto, cancelado e apenas um voo proveniente de Ponta Delgada conseguiu aterrar, depois das condições se terem agravado.

As condições atmosféricas de vento forte que hoje se fazem sentir já fizeram com que a estação que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registasse uma rajada com 96 km/h no aeroporto, enquanto nas zonas montanhosas se registou uma com 136 km/h.De acordo com a mesma fonte, "esperam-se melhorias a partir das 20:00 horas" de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso meteorológico laranja (o segundo nível mais grave) para agitação marítima (preveem-se ondas de cinco a 11 metros na costa norte da ilha da Madeira e no Porto Santo).

Há também aviso amarelo (o terceiro mais grave) para vento, abrangendo as costas sul e norte e as zonas montanhosas. Estão previstas rajadas entre os 75 e os 100 quilómetros/hora.Segundo o 'site' da Porto Santo Line, o navio "Lobo Marinho" realizou a viagem das 08:00 entre a Madeira e o Porto Santo.

Lusa