"Neste momento de grande alegria, o Governo Português saúda a ação rápida e ponderada do Governo tailandês, bem como a imensa coragem demonstrada pelas crianças e pelas equipas de salvamento e congratula-se com a rápida ajuda internacional e a solidariedade mundialmente exibida em torno do resgate destes jovens", refere, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
É igualmente expresso no comunicado "a grande satisfação e alívio" do Governo de Portugal "com o salvamento bem-sucedido das 12 crianças tailandesas e do seu treinador".
O Governo português apresenta também "as condolências às autoridades tailandesas e à família do antigo mergulhador da Marinha da Tailândia, Saman Gunan", que morreu durante as operações de resgate.
"Será recordado pela bravura e espírito de sacrifício que mostrou nas operações de salvamento", acrescenta o Governo português. A operação de resgate na gruta de Tham Luang, que se prolongou por 17 dias, permitiu retirar as quatro últimas crianças e o treinador.
A equipa ficou presa a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetaram a zona.
Lusa