País

Mais de 430 bombeiros combatem incêndio em Sintra

Direto

Incêndio em Sintra

Um incêndio deflagrou na noite de sábado, cerca das 22:50, na zona da Peninha, na serra de Sintra, e está a ser combatido por mais de 430 operacionais e 120 meios terrestres, informa a Proteção Civil.

Direto

Última atualização às 01:34

A mesma fonte disse à Lusa que as chamas lavram numa zona de mato, na serra, mas ainda não era possível confirmar se afetava também povoamentos florestais, uma vez que "os meios de socorro ainda estão a ser mobilizados" para o local.

O vento forte está a dificultar o combate às chamas e os bombeiros descrevem o incêndio como um dos maiores de sempre na Serra de Sintra. Devido ao período noturno, não é possível a utilização de meios aéreos.

À SIC, o presidente da Câmara Municipal de Sintra diz que o fogo está a chegar ao concelho de Cascais, mas espera que a situação fique resolvida durante a noite.

Várias casas foram evacuadas na aldeia de Biscaia, em Alcabideche, concelho de Cascais.

A origem do incêndio ainda não é conhecida.

A zona do convento da Peninha situa-se no perímetro do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Com Lusa

  • Marcelo acompanha fogo em Sintra

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se este domingo à Câmara de Sintra, onde se encontra a acompanhar a evolução do incêndio que deflagrou na zona da Peninha, numa zona de mato na serra.

  • Ciclone Kenneth deverá provocar chuvadas e ventos de 140 km/h
    1:08