País

Efeitos do furacão Leslie também vão sentir-se em Portugal Continental

Os efeitos do furacão Leslie vão, afinal, chegar a Portugal Continental. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a acompanhar a evolução deste furacão de categoria 1, que tem vindo a aproximar-se do território português. Diamantino Henriques, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explicou esta sexta-feira que a rota do furacão Leslie mudou, sendo agora mais provável que as zonas mais afetadas sejam o centro e o sul do continente.

Loading...

A trajetória deste furacão é, no entanto, das mais imprevisiveis de sempre, segundo o IPMA. Se esta manhã as indicações eram de que ia atingir sobretudo a região autónoma da Madeira, a verdade é que agora as previsões indicam que o Leslie mudou de percurso. Vai agora passar precisamente entre os Açores e a Madeira, em direção à região sul do continente, mas os avisos para a região autónoma mantêm-se.

Para já, sabe-se que o período mais crítico será entre a tarde de sábado e a hora de almoço de domingo, em particular na região sul do continente.

São esperados ventos fortes, chuva e agitação marítima, não só no Alentejo, Algarve e na Madeira mas também na zona norte e centro do país, isto porque ao furacão Leslie junta-se uma superficie frontal fria que chega pelo Minho litoral e vai atravessar o território de norte para sul.

Depois, o Leslie perde força, passa a tempestade tropical e segue para o golfo de Cádiz, onde a partir de segunda-feira deve voltar a perder intensidade e transformar-se numa depressão tropical.

O IPMA pede especial atenção às atualizações das próximas horas porque mudanças na rota do Leslie podem justificar avisos ainda mais graves. De acordo com o IPMA, este é um dos furacões mais imprevisíveis e erráticos a aproximar-se de território nacional.