País

Operações de drenagem da água das pedreiras em Borba prevista para hoje

As operações de resgate em Borba recomeçam esta manhã. Ontem foi resgatado do poço da pedreira o corpo de uma das vítimas mortais. A chuva veio depois dificultar ainda mais o trabalho e não foi possivel chegar ao segundo corpo. O comandante distrital de operações de socorro de Évora, José Ribeiro, disse estar planeado para esta manhã o início das operações de drenagem da água das pedreiras onde ocorreu o deslizamento de terras.

Elementos da assistência médica junto à ambulância que recolheu o corpo de uma vitima do aluimento de terras que ocorreu ontem numa pedreira de Borba, Évora, 20 de novembro de 2018.
Loading...

Até ao momento as autoridades confirmam duas vítimas mortais. A GNR deu conta de três homens de terras próximas que estão desaparecidos e podem estar entre as vítimas.

"É nosso objetivo às primeiras horas do dia de quarta-feira iniciarmos as operações de drenagem, utilizando as bombas e toda a capacidade instalada", afirmou José Ribeiro, num encontro com jornalistas, no quartel dos bombeiros de Borba, distrito de Évora, onde fez o balanço da atividade operacional desta terça-feira.

Desta forma, acrescentou o responsável, "com a drenagem dos dois planos de água das pedreiras", a Proteção Civil acredita que terá "condições para operar e, essencialmente, fazer o reconhecimento com maior qualidade de todo o espaço".

"Esta montagem do sistema de drenagem revelou-se uma operação muito morosa e demorada", tendo havido necessidade de utilizar "as gruas disponíveis para colocar, quer as bombas, quer os geradores, no fundo da pedreira", assinalou.