País

Operações de busca na pedreira em Borba retomadas de manhã

As operações de busca na pedreira atingida pelo deslizamento de terras e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba a Vila Viçosa vão ser retomadas hoje de manhã, segundo a Proteção Civil.

Operações de busca na pedreira em Borba retomadas de manhã
NUNO VEIGA

Em declarações à agência Lusa cerca das 07:30, fonte do Comando Distrital de Operação de Socorro (CDOS) de Évora, disse que a drenagem de água das pedreiras continuou a ser feita durante a noite e hoje de manhã vão iniciar-se as operações de buscas.

As operações de busca e resgate tinham sido suspensas ao início da noite de quarta-feira.

Na quarta-feira, a Proteção Civil adiantou que a drenagem de água das pedreiras vai ser hoje reforçada, estando ainda previsto utilizar um equipamento da Marinha nas buscas.

O comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, "explicou na quarta-feira que este equipamento militar poderá originar uma análise que permita "tomar outro tipo de decisões", caso seja, eventualmente, identificada uma viatura.

Para hoje está também prevista "uma nova avaliação técnica" de todo o perímetro do teatro de operações, em termos de segurança.

O deslizamento de um grande volume de terra e o colapso do troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, para o interior de uma pedreira ocorreu na segunda-feira às 15:45.

Segundo as autoridades, o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada terá arrastado para dentro da pedreira contígua, com cerca de 50 metros de profundidade, uma retroescavadora e duas viaturas civis, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta.

Na terça-feira, o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, disse que um dos corpos foi retirado da pedreira perto das 14:50, da pedreira.

O Ministério Público instaurou, entretanto, "um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência", referiu a Procuradoria-geral da República, em resposta enviada à agência Lusa.

O Governo pediu na quarta-feira uma inspeção urgente ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação das pedreiras situadas na zona de Borba.

Lusa