País

Organização WWF dá 9 pontos em 26 a Portugal no que respeita a política comum de pescas

A avaliação da ONG foi divulgada uma semana antes da reunião dos ministros das Pescas.

Organização WWF dá 9 pontos em 26 a Portugal no que respeita a política comum de pescas
Pedro Nunes

A organização não-governamental (ONG) World Wild Fund (WWF) divulgou esta terça-feira um relatório sobre a aplicação da Política Comum das Pescas (PCP), que deverá estar concluída em 2020, dando nove pontos a Portugal num total de 26.

"Os Estados-membros tiveram cinco anos para aplicar as medidas no âmbito da última versão da PCP, mas continuam longe e provavelmente vão falhar metas importantes em 2020", segundo um relatório da WWF.

Os Estados-membros foram avaliados em vários aspetos, tendo Portugal conseguido um total de nove em 26 possíveis.

A Dinamarca foi o país com melhor pontuação (18), seguindo-se o Reino Unido (17), a Espanha e a França (15 cada), enquanto no outro extremo da tabela ficaram a Letónia, a Roménia (dois pontos cada), Chipre (quatro) e Finlândia (seis).

Portugal recebeu a maior pontuação (seis) entre os 23 Estados-membros avaliados no que respeita à aplicação do artigo 22.º da PCP, que se refere à sobrecapacidade da frota pesqueira.

A WWF nota ainda que, entre 2015 e 2018, Portugal passou de 14,15% de unidades populacionais ('stocks') saudáveis para 46%, um valor apensa ultrapassado pela Irlanda (67%), Holanda (53%) e Reino Unido (49%).

A avaliação da ONG sobre os progressos feitos no sentido de chegar ao objetivo da pesca sustentável em 2020 foi divulgada uma semana antes dos ministros das Pescas dos 28 se reunirem para a fixação dos totais admissíveis de capturas e repartição das quotas por Estado-membro.

Lusa