País

Quatro hospitais afetados pela requisição civil dos enfermeiros

A resolução foi aprovada em Conselho de Ministros e justificada com o incumprimento dos serviços mínimos.

Quatro hospitais afetados pela requisição civil dos enfermeiros
Francisco Seco

O Governo aprovou esta quinta-feira uma resolução que reconhece a requisição civil dos enfermeiros face à greve nos blocos operatórios. Os hospitais afetados pela decisão situam-se todos do norte:

  • Centro Hospitalar de Tondela, Viseu;
  • Centro Hospitalar São João, Porto;
  • Centro Hospitalar Universitário do Porto, Hospital de Santo António, Porto;
  • Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, Santa Maria da Feira.

A lista surge depois do presidente da Associação dos Administradores Hospitalares defender que a requisição civil devia ser aplicada apenas nos hospitais onde não estivessem a ser cumpridos os serviços mínimos.

A resolução foi aprovada em Conselho de Ministros, e justificada com o incumprimento dos serviços mínimos durante a greve. Através de um comunicado, o Governo explicou que a requisição civil será requerida "de forma proporcional e na medida do necessário".

Na conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a aprovação da requisição civil não foi tomada de “ânimo leve”, sobretudo devido a situações que considera preocupantes.

Loading...

A greve dos enfermeiros vai ser alargada esta sexta-feira ao hospital de Setúbal, ao Santa Maria, em Lisboa, e ainda ao Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, três hospitais que não estão abrangidos por esta requisição civil.

Perante a requisição, a Ordem dos Enfermeiros convocou uma reunião, para terça-feira, com todos os sindicatos que aderiram à greve e com os enfermeiros diretores dos centros hospitalares onde decorre a paralisação.

Já o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem promete anunciar na sexta-feira medidas para organizar uma nova greve. Falam numa “guerra civil declarada pelo Governo”, que terá resposta na conferência de imprensa que agendaram para esta sexta-feira, às 11:00.